A cinetose ao ler como passageiro no carro é altamente preditiva de enxaqueca vestibular

 

Contexto: A enxaqueca vestibular (EV) é um distúrbio vestibular prevalente, afetando até 2,7% da população geral. Apesar do estabelecimento de critérios diagnósticos pela Sociedade Bárány e sua inclusão na Classificação Internacional de Distúrbios de Cefaleia, o diagnóstico clínico de EV continua desafiador devido à sua fisiopatologia complexa e sobreposição de sintomas com outros distúrbios de tontura. A cinetose é uma característica central da enxaqueca e pode ser investigada por meio de questionários simples.


Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar até que ponto a sensibilidade ao movimento pode prever a EV em comparação com outras causas de tontura.

Métodos: Realizamos um estudo transversal com 113 pacientes das clínicas de neurologia vestibular dos hospitais da University College London. Os participantes foram categorizados em EV, Tontura Perceptual Postural Persistente (TPPP), EV combinada com PPPD e outras etiologias de tontura. Dados sobre histórico de cinetose e tontura durante viagens de carro foram coletados por meio de entrevistas estruturadas e analisados usando regressão logística para avaliar o valor preditivo desses sintomas para a EV.

Resultados: Uma parte substancial dos pacientes com EV (91,2%) relatou náusea ou tontura ao ler como passageiro, um sintoma significativamente mais prevalente do que em pacientes com TPPP ou outros diagnósticos de tontura. A regressão logística indicou que pacientes com EV têm significativamente mais probabilidade de experienciar esses sintomas em comparação com pacientes não-ev, com uma razão de chances sugerindo um forte valor preditivo para esse sintoma no diagnóstico de EV.

Conclusão: Os resultados destacam a maior sensibilidade ao movimento ao ler em um veículo em movimento como uma ferramenta diagnóstica promissora para a EV, oferecendo uma ajuda prática em ambientes clínicos para distinguir a EV de outros distúrbios vestibulares.

Anterior
Anterior

Triagem da apneia obstrutiva do sono em diferentes faixas etárias: desempenho dos questionários de Berlim, STOP-Bang e da Escala de Sonolência de Epworth

Próximo
Próximo

Ataques de queda vestibulares diagnosticados com valiosas informações de câmeras de segurança