Perda Vestibular e Ataxia Cerebelar: Uma Abordagem Prática
A ataxia cerebelar tem sido tradicionalmente abordada pela neurologia, mas o aumento da conscientização sobre distúrbios genéticos que afetam tanto a função cerebelar quanto vestibular levou a um crescimento na prevalência relatada dessas condições.
Não é incomum que pacientes com esses quadros sejam atendidos em ambulatórios de otorrinolaringologia.
Esta revisão explora as etiologias subjacentes em pacientes que se apresentam com perda vestibular acompanhada de sinais de ataxia cerebelar, oferecendo uma abordagem prática para o diagnóstico.
Apresentamos uma visão abrangente das condições mais comuns que podem se manifestar com disfunção vestibular e ataxia cerebelar — de forma aguda ou crônica — incluindo AVCs cerebelares, deficiência de tiamina e doenças neurodegenerativas, como as ataxias espinocerebelares.
O artigo discute estratégias diagnósticas essenciais, como exame clínico, neuroimagem e testes vestibulares especializados, que auxiliam na diferenciação dessas condições.
Ao focar nos aspectos práticos do diagnóstico, oferecemos aos especialistas em otorrinolaringologia uma ferramenta essencial para identificação e manejo mais preciso desses pacientes, com o objetivo de melhorar a qualidade do cuidado.
Destacamos ainda a importância de uma abordagem sistemática e multidisciplinar na condução de casos vestibulares complexos.